Meditações em Provérbios
INTRODUÇÃO
O que são provérbios?
É a conclusão de muitos pensamentos e experiências, em poucas e memoráveis palavras.
É o resultado de pensamentos ou meditações, de experiencias pessoais ou populares e que de certa forma ensinou ou ensina sobre práticas morais, no ensejo de ajudar a evitar o mal e incentivar a prática do bem e do que é bom.
Pv 1:1 Salomão, filho de Davi, rei de Israel;
- 1 Sm 13:13-14 Davi, um simples pastor, escolhido por Deus para reinar no lugar de Saul.
-16:12 Davi, ungido por Samuel, como rei de Israel, sob orientação do Senhor.
- Atos13:21-22 Davi, homem segundo o coração de Deus.
- 1 Rs 3:3;4:29-32 Salomão amava ao Senhor;
A seguir, nos versos 2-6 encontramos os propósitos para os quais foram escritos:
Pv 1:2 "conhecer", "experimentar", "aprender", "dar valor", "ensinar" a sabedoria.
Sabedoria, o que é? "Organizar e aplicar de forma racional o conhecimento adquirido. Não basta ser inteligente, não basta ter a informação, o conhecimento. QI (Quociente de Inteligência) alto não significa ser sábio ou ter sabedoria. Testes de QI classificam ou medem a inteligência, mas a utilização correta da inteligência e do conhecimento adquirido é que mostrará a sabedoria de alguém.
Provérbios são escritos por pessoas sábias ao aplicar corretamente o conhecimento adquirido e se destinam àqueles que estão buscando a sabedoria.
O que busca e aplica a sabedoria, aprenderá a disciplina. Atitudes erradas serão revistas e corrigidas. O conhecimento trará novos rumos e a ignorância diminui; os rumos de uma caminhada serão convertidos e alinhados à uma vida prudente e reta.
Provérbios de Salomão traz o correto direcionamento a quem quer errar menos. Uma vida moral digna da sabedoria divina produz paz e alegria.
Palavras de entendimento - resultado de quem se preocupa com expressar aquilo que vai ensinar, edificar e elucidar questões e esclarecer situações embaraçosas. Falar demais e sem pensar expõe a falta de conhecimento ou de inteligência e produz resultados desagradáveis. Os sábios expressam palavras de entendimento. É preciso buscar sabedoria, conhecimento e a instrução.
Pv 1:3 Disciplina, sensatez, justiça, direito e correto, inteligente; vida disciplinada, bem suscedida, fazendo o que é certo, justo, ser imparcial.
Tudo isso pressupõe que o cristão deve viver sob orienteção do Espírito Santo.
Pv 1:4 Provérbios também ensinará juizo aos ingênuos e conhecimento e discernimento aos jovens. As experiências do autor certametne direcionadas pelo Espírito Santo, darão prudências aos ingênuos e aos jovens, livrando-os das consequencias de sua inexperiências e impetuosidades. As palavras "prudência" e "conhecimento" soam retumbantes.
Pv 1:5-6 Temos aqui uma condicional para se obter o aumento do conhecimento e obtenção da orientação. Para compreender provérbios, parábolas ditados e enigmas dos sábios, é preciso dar ouvidos ao bom ensino. Se os sábio der atenção devida será ainda mais sábio. A ele se acfesenta sabedoria cada dia mais por que toma decisões acertadas.
Tiago 3:13-18 ensina que há duas fontes de sabedoria:
Terrena: demonstrada através da inveja amarga, sentimento faccioso (rivalidade), egoísmo, etc. Os sábios segundo o mundo giram em torno de si mesmos, são orgulhosos e provocam todo tipo de confusão e coisas más. É uma sabedoria terrena, animal e diabólica.
Celestial: pura, pacífica, bondosa, amigável, cheia de misericórdia, colhe boas ações, não olha a aparência e é livre de fingimento. É demonstrada atraés de bom comprtamento e boas ações feitas com humildade e sabedoria. Tiago 1:5-6.
Pv 1:7 A sabedoria verdadeira começa com o temor do Senhor, mas os tolos a desprezam. Mas o que é mesmo Temor do Senhor? Algumas referências ao termo:
Pv 9:10 Chave da sabedoria
Pv 31:30 Sabedoria x beleza e formosura
Ec 12:13 É o dever de todo homem
Sl 128:1 Feliz o homem que tem o temor do Senhor.
Conhecer a Cristo é o segredo de adquirir mais sabedoria, pois nele reside toda a plenitude da divindade: 1 Co 1:30; Colossenses 2:1-3.
Insensato, louco: aquele que não está em seu juizo, cujos atos são contrários ao bom senso, à justa medida. Por isso eles desprezam a sabedoria e a instrução (disciplina, ensino).
O CLAMOR E O CONVITE DA SABEDORIA
Pv 1:8 Temos também, implicitamente, a orientação não menos importante aos pais de ensinar aos seus filhos. Nenhum dos lados deve ser negligenciado. Ensinar o temor do Senhor aos nossos filhos resultarão em uma vida abençoada e bem sucedida a eles, se atentarem para a instrução e conhecimento do Senhor e Sua Palavra. A correção pode não ser agradável, mas depois traz alegria, paz e a convicção de ser amado. Hb 12:11. O texto faz questão de mencionar o pai e a mãe, instrução e correção. Isso mostra que ambos estão envolvidos e ocupados na educação de seus filhos, certificando sempre que estejam no caminho certo. Ensinando sempre e corrigindo quando necessário. Pv 22:6. Lembrando que deve haver em todo tempo, uma boa sincronia entre os pais na condução do seu lar para que um não desaudorize o outro.
Pv 1:9 Há uma recompensa para o filho ou filha que ouvir e atender às instruções de seus pais: honra e moral elevados, sendo assim respeitados a amados na sociedade. Serão bem vistos pelos homens e terão bom discernimento para as escolhas da vida. Terá uma vida, não menos apertada ou sem desafios, mas será abençoada.
O PERIGO DAS MÁS COMPANHIAS
Pv 1:10 Ainda a sabedoria clama e aconselha a não se deixar levar pelos pecadores, pelos malfeitores e a não ceder às suas propostas perversas. 1 Ts 5:22; Sl 1; Pv 4:14. Não entre no caminho, não imite os perversos. Afinal, quem são teus amigos?
Pv 1:11-14 Descreve a forma como os malfeitores fazem para seduzir, suas propostas, suas ofertas e recompensas e depois confessam: praticar a maldade somente como passa tempo ou diversão; nada sério.
É bem provável que muitos se sintam atraídos por causa dos objetos valiosos e dinheiro fácil e em alguns casos até ameaçados, mas uma coisa é certa: no final é um caminho que leva à morte. Pv 14:12. É de vital importância saber escolher quem são nossas amizades e parcerias.
Pv 1:15-19 E continuam as advertências sobre os perigos de seguir pelo caminho dos perversos e malfeitores. Estão sempre prontos para satisfazer seus desejos de praticar a maldade e derramar sangue. Mal sabem que estão tramando contra a própria vida para serem destruidos. Dt 30:15,19; Jo 3:36; Rm 3:10-23,24-25. Quando os jovens rejeitam os conselhos e ensinos dos pais, estão sujeitos a graves consequências e muitas delas podem ter efeito vida a fora. É prudente atentar para o "ensino, repreensão, correção e educação na justiça". 2 Tm 2:22,3:16.
O CONVITE DA SABEDORIA
Pv 1:20-21 A Sabedoria está clamando por toda parte, desejando instruir e ensinar a todos e seu convite é público. Está na rua, nas praças, no alto dos muros, na entrada das portas da cidade.
Parece agora personificada numa mulher que deseja aconselhar, para mudar o destino dos homens que caminham desorientados e sem saber o seu triste fim.
Agora ninguém pode alegar falta de oportunidade de uma vida bem sucedida. A Sabedoria oferece "descanso para as vossas almas" Mt 11:29.
Pv 1:22 Conforme William MacDonald em "Provérbios":
- Os nécios, ou insensatos são os ingênuos, são impressionáveis por boa ou má influência. São inconstantes. Desprovidos de conhecimento. Desajuizados.
- Os escarnecedores zombam e desprezam o conselho dos sábios.
- Os loucos se recusam a aprender e se orgulhar da própria ignorância
São advertidos com a expressão: "até quando?"
Is 1:18 Vinde pois e arrazoemos
Is 44:22 Desfaço as tuas transgressões.
A negligência, o desprezo ao conhecimento certamente trará sérias consequências aos que assim procedem.
Pv 1:23 Mas aos que a aceitam ou atentam para sua instrução e conhecimento promete derramar o seu Espírito e fará saber as suas palavras.
Lembramos de Jo 1:11-12; Jo 3:36; Jo 14:23 que falam exatamente dessas consequências.
Pv 1:24-32 Apresenta ao nécio, zombador e louco, as consequências de suas escolhas. Também Is 59:1; Gl 6:7; Rm 1:22.
Pv 1:33 Dar ouvidos à Palavra do Senhor resultará em vida. Jo 5:24.
O homem pode escolher como quer viver, mas não pode escolher as consequências delas advindas.
Deus não tem prazer na morte do ímpio. Ez 33;11.
O evangelho tem sido anunciado por toda parte e o nome de Cristo tem sido pregado em todos os meios de comunicação, nas redes sociais, seja através da leitura bíblica, através de hinos, de testemunhos, pregadores nos templos, nas empresas e em todos os meios sociais. Mesmo havendo restrições nas escolas, nas sedes de governos diversos e nas empresas, contudo o Senhor Jesus chama e aguarda a resposta de homens e mulheres, crianças, jovens e adolescentes ao seu chamado para trazer paz ao seu coração.
Todos caminham em direção ao inferno e destruição, mas Ele quer salvar e livrar o ser humano da condenação eterna. Encontrar a sabedoria é conhecer a Cristo e ser salvo por ele.
PROVÉRBIOS 2
Pv 2:1-5 Aqui estão as condições para entender o "temor do Senhor" e achar o "conhecimento de Deus."
Assim, temos:
Pv 2:1 Se: aceitar e guardar "as minhas palavras" "os meus mandamentos". Salmos 119:9-11; Sl 1:2. Concordar com o que o Senhor e obedecer.
Pv 2:2 Se: der ouvidos e inclinar o coração à "sabedoria" e "entendimento".
Pv 2:3 Se: pedir e gritar por "inteligência" e "entendimento". São buscas que indicam iniciativa e interesse pelas coisas de Deus.
Pv 2:4 Se: buscar e procurar como se busca "a prata", "tesouros escondidos".
Pv 2:5 Então: Entenderá o temor do Senhor e achará o conhecimento de Deus.
Pv 2:6-8 Porque: Ele dá sabedoria, da sua boca vem o conhecimento; reserva a verdadeira sabedoria; é escudo para o íntegro; conserva o caminho dos seus santos; guardando as veredas da justiça. Sl 119:105
Pv 2:9 Então: entenderá a justiça...todas as boas veredas.
Pv 2:10 Porque: a sabedoria entrerá no seu coração e o conhecimento será agradável à sua alma.
Pv 2:11 O bom siso ou discernimento te guardará. Bom senso, escolha sábia.
Pv 2:12-15 Guardará:
- do caminho do mal;
- do que diz e pratica perversidades;
- dos que abandonam a retidão e andam no caminho das trevas;
- dos que tem prazer em fazer o mal e se alegram com as perversidades dos maus, cujos caminhos são tortuosos.
Pv 2:16-19 Tambem a sabedoria livrará da mulher adúltera, da estrangeira, cuja casa se inclina para a morte; Jo 3:19
O zelo pela Palavra do Senhor manterá a integridade do homem que nela confia. Sl 1:6.
PROVERBIOS 3
Pv 3:1 Os mais jovens quando começam a descobrir a vida, acreditam na liberdade de fazer tudo o que está disponível. Por conta disso muitos desprezam a orientação dos pais, especialmente dos que temem a Deus.
Efésios 6:1-3 enfatiza a importância de honrar e obedecer aos pais no Senhor.
Chega o momento em que os filhos precisam fazer escolhas na vida, contudo, suas decisões e escolhas devem considerar os princípios que vão norteá-lo na escolha sensata.
Podem escolher a escola, o curso, a cidade, o país, o casamento, mas todas as escolhas e decisões podem e devem ser norteadas pelos princípios da Palavra de Deus, pela oração e conselhos dos pais e amigos confiáveis.
Pv 3:2 A obediência a Deus trará longevidade com paz e prosperidade.
Mas e se não obedecerem? Coisas horríveis tem acontecido com filhos e filhas que desprezam o ensino e conselhos dos pais e de Deus.
Pv 3:3-4 A Benignidade e a Fidelidade devem fazer parte de nós. Somos conhecidos pelo modo como falamos, agimos com as pessoas em quaisquer circunstâncias.
"Na tábua do teu coração" quer dizer: está no meu caráter, no interior. Faz parte do meu ser. Isso resultará no reconhecimento e o favor de Deus e da sociedade.
Pv 3:5 Viver sendo agradáveis a Deus é conhecer e praticar a sua vontade e por isso é necessário confiar nÊle de todo coração, abrir mão dos meus próprios entendimentos.
Minhas próprias conclusões da vida podem me deixar frustrados com os resultados ou a minha própria decisão fora da vontade de Deus é a manifestação clara de que não confio nos seus ensinos em sua Palavra.
Pv 3:6 Incluir ou reconhecer o Senhor em meus caminhos é estar seguro que minhas decisões serão sempre acertadas.
PROVÉRBIOS 4:1-4
Em todo o texto a preocupaçãode pai se torna evidente. Seu desejo e insistência para que seu filho aprenda a sabedoria e não esqueça seus ensinamentos.
Pv 4:3 Lembra de sua infância e de como seus pais zelaram para que tivesse boa educação e o bom ensino estivesse firme no seu coração. Guardar os ensinamentos de nossos pais que amam a Deus é questão de vida.
- Quantos há que se desviaram destes ensinos baseados na Palavra e hoje estão sofrendo duras consequências. Quanto sofrimento na escravidão das drogas, quantos em prisões, quantos vivem às margens da lei, sem paz nem sossego na alma. Quanto sofrimento aos pais, aos filhos, esposas e maridos!
- Os que deram ouvidos e obedeceram e ainda seguem pelo caminho da verdade da Palavra, são bem sucedidos, andam em liberdade e sem temor do mal; são protegidos de Deus por se submeterem aos seus ensinos.
Pv 4:11-19 Nos fala de dois caminhos:
- Caminho da sabedoria, da retidão. Quem anda por eles não tropeçaram e nem terão dificuldades de caminhar pois neles há luz. É como a luz da aurora que brilha cada vez mais.
- Fala também do caminho ou vereda dos perversos. Nele só há escuridão e são caominhos de morte e pavor. Neles há violência e maldade. Tropeçam sem saber em que e querem fazer outros tropeçarem também. Devem evitá-lo a todo custo, passar de largo, como que fugindo da desgraça.
O Senhor Jesus ensinou a respeito dos dois caminhos em Mt 7:13-14. Dá-nos a entender que é mais facil seguir pelo caminho largo, onde todas as práticas são permitidas mas que levam à morte. Pv 14:12.
Por isso Jesus disse: "Esforçai-vos para entrar pela porta estreita", pois a porta estreita e o caminho apertado levam à vida e são poucos que acertam com ela.
Daí a insistência: aprenda a sabedoria, guarda no coração. Não esqueça dos meus ensinos.
Jo 14:6 Eu sou o caminho
Jo 8:12 Eu sou a luz
Rm 4:20 Levar a sério a Palavra do Senhor. Temer ao Senhor é isso.
Pv 4:23-27 Guarda o teu coração - fontes de vida.
- Tomar decisões sábias; personalidade firme.
- Boca e lábios - Desvia a falsidade e a fasta da perversidade.
- Olhos - Olhar direto, para frente, bom propósito firme. Hb 12:2.
- Os pés - Andar reto, não desvie para direita ou para esquerda. Retira o teu pé do mal.
PROVÉRBIOS 6
ADVERTÊNCIAS DIVERSAS
Pv 6:1-5
FIADOR: É um ato de insensatez servir de fiador pelo próximo, amigo ou qualquer outra pessoa. É um ato de imprudência.
Em muitas ocasiões essa atitude aparentemente de compaixão ou de ajuda a alguém, trouxe sérias consequências a grandes amizades. Casos policiais, casos judiciais; quantos amigos e vizinhos foram parar nos tribunais porque assumiram compromisso de dívidas de outros. Uma pessoa aparentemente boa pode esconder grandes maldades e intenções prejudiciais ao próximo.
Se alguém vê a necessidade de ajudar outra pessoa e possui recursos para isso, então é melhor dar o necessário, sem esperar retorno. Deus sabe o nosso coração e conhece também a necessidade de quem pede ajuda e fará justiça.
Ser fiador, emprestar dinheiro que não tem, emprestar cheque, cartão, são coisas graves e podem comprometer até mesmo o sustento da família.
Pv 6:6-11
PREGUIÇA: Caso gravíssimo de insensatez.
Salomão estava ensinando seu filho contra esse grave mal. Ele apontou para o trabalho das formigas.
Aprender com as formigas. Trabalham o tempo todo em busca de sustento. Elas não precisam ser pressionadas a trabalhar, mesmo que aparentemente não tenham chefe.
O cuidado com as provisões e o perigo do desperdício.
São casos comuns hoje quando se fala em desemprego. Já ouvi muitas pessoas dizendo que não procuram trabalho no período de recebimento do seguro desemprego senão perdem o direito. Será mesmo? Quantos tem essa aprática? Embora surjam novas oportunidades de trabalho, recusam por causa da preguiça mas depois reclamam das dificuldades do desemprego. O tempo de recebimento do seguro desemprego não é contado como tempo de contribuição e consequentemente na hora de requerer a aposentadoria. Melhor estar empregado do que receber seguro desemprego.
Além disso, também existem outras consequências como relatado nas citações de: Pv 10:26; 13:4; 15:9; 19:24; 22:3.
E o apóstolo Paulo também, inspirado pelo Espírito Santo, ensinou:
Não furte, trabalhe - Ef 4:28
Trabalhem e comam o próprio pão - 2 Ts 3:12
Pv 6:12-19
O HOMEM PERVERSO: E novamente a advertência contra o homem perverso e o seu desejo pela maldade. Anda inquieto arquitetando o mal. Tem atitudes estranhas: pisca os olhos, arrasta os pés, faz sinais com os dedos. Cada coisa para sinalizar a outros os seus intentos.
Faz isso com o propósito de enganar aos incautos. Enganam, planejam o mal e semeiam discórdia.
Pv 6:15 Mas a advertência é muito séria a seu respeito: a desgraça o abaterá.
O perverso está disposto a usar todo o seu corpo para o mal.
Olhos altivos: soberba, arrogância - Sl 101:5
Língua mentirosa: conversa fraudulenta: Pv 12:19
Mãos que derramam sangue: normalmente por causa de enriquecimento ou práticas sexuais. Pv 28:17
Coração que traça planos perversos: O Senhor Jesus disse: Mt 15:19 `
Pés que se apressam para fazer o mal: Pv 4:27 retira o teu pé do mal.
Testemunhas falsas que espalham mentiras e semeiam discórdias entre irmãos; calúnia.
Os mandamentos e ensinos do Senhor nos protegerão de cometer qualquer ato insensato e sofrer as consequências da sua desobediência.